Ordenado de Rui Pedro Soares na PT disparou nos últimos cinco anos.
Por:Janete Frazão/H.R./M.A.GRui Pedro Soares, ex-administrador da PT, ganhou mais de quatro milhões de euros em cinco anos (2005 a 2009). Se a este valor somarmos o prémio de 600 mil euros que o ex--gestor tem a receber pela renúncia do cargo de membro executivo da administração, o montante das remunerações ascende a 4,7 milhões de euros. Com os salários já ganhos ou a auferir ao longo de 2010, Rui Pedro factura quase cinco milhões.
Só em 2009, Rui Pedro Soares declarou ao Fisco mais de 1,5 milhões de euros, o que, a dividir por 14 meses, dá perto de 110 mil euros por mês. O ex-gestor, com ligações ao PS e amigo de José Sócrates e Mário Lino, renunciou ao cargo em Fevereiro passado, pouco depois de serem divulgadas as escutas do processo ‘Face Oculta’, que o envolvem no negócio PT-TVI e na contratação de Luís Figo com a contrapartida de apoiar o PS nas legislativas.
Rui Pedro ingressou na PT em 2001, sendo nomeado administrador executivo em 2005. Foi precisamente no ano em que entrou para a administração executiva da PT que o ordenado de Rui Pedro Soares disparou de quase 72 mil euros, em 2005, para mais de 465 mil euros, em 2006. Nos anos seguintes, o seu vencimento continuou a subir em flecha: recebeu mais de 978 mil euros, em 2007, e cerca de 996 mil euros, em 2008.
Nestes últimos anos, Rui Pedro enriqueceu ainda o seu património imobiliário. O ex-gestor da PT é dono de um imóvel em S. Jorge de Arroios, Lisboa, cujo valor patrimonial ronda os 555 mil euros, mas foi adquirido, em 2006, por 674 mil euros. E tem uma casa em Alvor (Portimão), com um valor patrimonial superior a 213 mil euros, que foi comprada por 470 mil euros. Rui Pedro fez dois créditos para a compra das mesmas: um de 700 mil euros e outro de 200 mil.
O CM sabe que, neste momento, Rui Pedro não tem categoria de director na PT nem pelouros atribuídos. O ex-gestor está colocado na área internacional. O CM tentou contactar Rui Pedro Soares mas este não esteve disponível.
RENDIMENTOS
DECLARADOS AO FISCO
2009: 1 540 848,00 - Em Março de 2009 é reeleito administrador executivo da PT.
2008: 996 470,20 - Entra na administração do Taguspark representando a PT.
2007: 978 453,20 - Fica responsável por áreas como patrocínio e publicidade.
2006: 465 051,78 - Nomeado administrador executivo da PT SGPS e Imobiliária.
2005: 72 635,68 - Administrador da PT Compras, após entrada no quadro em 2004.
‘CM’ DIVULGA NA ÍNTEGRA DOCUMENTO DA PJ DE AVEIRO ENVIADO PARA O PARLAMENTO
23 de Junho 22h12
Paulo Penedos (PP)e José Penedos (JP)
PP fala com o pai, José Penedos, que comenta o título do jornal sobre o interesse da Telefónica na TVI. PP esclarece o pai que aquilo é uma cortina de fumo, para dar ideia que há muitos interessados e que se trata de algo com mero interesse empresarial, para justificar a operação. Que à boa maneira de Espanha, o RPS meteu-se no avião com umas minutas na mão e quando chegou lá eles disseram que os bancos deles não aceitavam as condições financeiras e por isso estão a negociar. As minutas não foram preparadas pelo PP, mas sim pelo BES-Investimento. José Penedos ri-se e comenta: 'Isto é que é uma tristeza total'.
24 de Junho 00h01
Rui Pedro Soares (RPS) e Paulo Penedos (PP)
PP diz ao RPS que foi falar com o gajo e ficou preocupado. O gajo virou-se para ele em tom de confidência a dizer que se não fossem as responsabilidades que tem ali e a lealdade que tem para com o Zeinal, o que lhe garantia é que o melhor que podia acontecera ao PSD era isto. Se estivesse do lado de lá, ou estivesse fora daqui, e lhe perguntassem o que é que queria que lhe dessem, respondia que era isto. Isto era o melhor que lhe podia acontecer... Isto do Rui... Está toda a gente a falar se ele é isto, se é aquilo. Telefonou à Anabela Campos [jornalista do ‘Expresso’] à frente dele para desmentir que ele próprio e ou o Rui Pedro fossem para lá. Diz ainda o PP que o gajo lhe disse que fala com a Anabela Campos porque tem confiança mas que não pode andar a desmentir todos e isto está em todo o lado e está toda a gente contra. O chairman está contra, o Zeinal faz isto porque é um gajo profissional mas está-se a torcer, isto é uma maluqueira e vão levar muita porrada... Ficou com nítida sensação de que ele o estava a preparar, a pré-anunciar.... a colocar na boca dos outros o que ele fez. RPS diz que não foi ele, foi o Henrique que fez. PP diz que quando fala em caça ao homem, homem são dois. Um, o próprio RPS, no que toca à casa, e o outro é porque ele diz que para o PSD é a vingança da Lusomundo. RPS pede a PP que analise e decida se é melhor para o PSD a 'pequena tourada' que vão ensaiar e que Belém vem ampliar ou manter a TVI como está agora durante mais três meses. Sabem que vão sofrer ataques, agora depende do grau dos ataques. Conclui: Se o Moniz é corrido sem nós entrarmos é melhor para a PT, mas é muito pior para o 'chefe máximo' porque nós vamos ajudar a amortecer o impacto, não vamos ampliá-lo.
24 de Junho 00h55
Paulo Penedos (PP) e Rui Pedro Soares (RPS)
PP diz ao RPS que o ‘i’ tem como manchete que a PT compra 30% da Media Capital. RPS pede-lhe que lhe ligue quando começar (notícias de 1.ª página). Diz-lhe ainda que o Diogo Leónidas está a fazer um texto, documento para o Moniz assinar, e vai mandar para o yahoo dele e quer que o PP lho leia.
24 de Junho 00h59
Paulo Penedos (PP) e Rui Pedro Soares (RPS)
PP faz o resumo dos títulos e matérias de imprensa para o dia de hoje. Paulo acha que quanto mais vezes o assunto (compra da TVI pela PT) for noticiado melhor, pois a seguir passa a ser assunto de curiosos. Diz o PP que se o RPS fosse presidente executivo da TVI e fosse referenciado como amigo do Sócrates a coisa poderia surgir de imediato... agora sendo o Zeinal, que é um gajo que não diz nada a ninguém... RPS interrompe e diz que o Zeinal vai ser o chairman da Media Capital, fala do jantar com o Polanco e da dificuldade que tiveram para entrar no restaurante por não terem gravata. Diz ainda que teve de desmentir uma gaja do ‘Correio da Manhã’, que exigiu falar com ele para ser ele a negar que ia ser ele o novo director-geral da TVI. RPS confronta o PP com uma pergunta directa: 'Se fosses o chefe, e relativamente ao assunto que temos em mãos, o que fazias? Dizias ‘fechas’ ou dizias ‘não fechas’? PP responde que fechava. 'Com as garantias todas de não poder haver ligação da tua presença em órgãos sociais, fechava. Isto é, não estando o teu nome e a tua assinatura em lado nenhum... agora o problema é que há muitos gajos a lidar com isto. Eu estive a trabalhar no gabinete do Pacheco, eles estavam com dificuldade na versão em inglês para a CMVM, e já depois com o Pacheco fora da sala o maluco do Guterres, a falar com um gajo do ex-investimento dizia que isto era só para um ano...'. RPS diz que isso é o tipo de coisas que não se diz, o que temos que dizer é que é estratégico e que é para a vida. PP diz que é disso que tem medo, andaram eles com muito cuidado e todos os gajos que trabalham ali sabiam e espalharam o que se estava a passar. RPS refere que disse ao Sócrates que tem noção de que andam nisto há dez meses e que só nos últimos dias é que... PP diz que é verdade, mas que enquanto esteve com pessoas da confiança dele, directa ou indirectamente, nada se soube. RPS diz que o chefe lhe perguntou se não era melhor correrem com o gajo (Moniz) antes de eles (PT) entrarem e que lhe respondeu que não, porque têm um grande pára--choques para ele (chefe). PP acha que, custe o que custar, em termos de dinheiro para pôr no negócio, por muito que um gajo possa pensar que o crime compensa ou que vamos beneficiar o infractor, o gajo (Moniz) devia sair confortável para estar calado. Porque uma coisa é as patifarias que ele pode fazer por trás mas outra coisa diferente é o gajo dar a cara... e dá o exemplo de um indivíduo de uma aldeia remota que diz ter pena que o Moniz não tenha avançado para o Benfica pois tinha feito um grande trabalho na TVI. Este episódio ilustra a força do Moniz no discurso directo e a sua capacidade para os prejudicar.
SÓCRATES QUERIA MONIZ FORA DA TVI ANTES DO NEGÓCIO
A 24 de Junho, no dia em que José Sócrates disse desconhecer o negócio entre a PT e a TVI no Parlamento, Rui Pedro Soares, numa conversa com Paulo Penedos, revela que 'o chefe lhe perguntou se não era melhor correrem com o gajo (Moniz) antes de eles (PT) entrarem e que lhe respondeu que não'. Segundos antes, Rui Pedro refere que disse a José Sócrates que 'andam nisto há dez meses e que só nos últimos dias...'.
Na Comissão de Inquérito, Rui Pedro Soares fez questão de afirmar que se alguma vez invocou, 'em conversas privadas ou outras, o nome do Sr. Primeiro-Ministro', o fez abusivamente.
As escutas mostram também Rui Pedro e Paulo Penedos a referir que 'andam nisto há dez meses', isto apesar de Zeinal Bava e Manuel Polanco terem garantido aos deputados que a primeira vez que se falou dessa possibilidade de negócio foi numa reunião a 26 de Maio.
Outra discrepância em relação ao que foi dito à Comissão passa pela posição que a PT teria na Media Capital. Zeinal Bava disse que apenas teriam o pelouro financeiro, mas Rui Pedro garantiu a Paulo Penedos que 'o Zeinal vai ser o chairman da Media Capital'.
Além disso, em outra conversa com Armando Vara, é referido que a PT fica com o 'poder que interessa' na dona da TVI, o da comunicação.
in: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/exclusivo-cm/boy-socialista-ganha-5-milhoes